sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Livro x Filme - Hunger Games - Jogos Vorazes (1)

Hi!
Spoiler Alert!

Neste post eu vou descrever a minha análise referente ao primeiro livro e ao primeiro filme. 
Primeiramente vou falar como comecei a gostar desta trilogia.
Em uma das minha idas ao cinema, o trailer de Jogos Vorazes foi exibido, é um trailer que hoje acho legal e talvez naquela época também tivesse achado, porém, eu estava meio "preconceituosa" com filmes adolescentes devido a não gostar da Saga Crepúsculo, eu sei que milhões gostam mas eu não sou fã e na verdade sempre fui fã de filmes de terror, nada de romance, até chegar Jogos Vorazes, como ia dizendo assisti o trailer e fiquei realmente pensando em não ver o filme, tempos depois eu estava em casa, o filme já havia sido lançado, acho que Em Chamas já estava sendo promovido e resolvi assistir o Jogos Vorazes e gostei do filme, assisti Em Chamas e amei, daí então resolvi ler os livros, porque gostei tanto do filme que queria saber o que iria acontecer o quanto antes, e também para fazer uma comparação. 
Obviamente comecei lendo A Esperança, já que queria saber como tudo terminaria e gostei muito do final do livro pois não imaginava que Suzanne Collins fosse colocar Katniss e Peeta juntos ( que era a "esperança" que eu tinha ao ver os filmes) porque havia aquele "amor" mais antigo com o Gale e foi totalmente diferente ao meu ver, já que geralmente a mocinha fica com o seu primeiro amor sempre, como no caso da Saga Crepúsculo que por sinal cheguei a assistir os dois primeiros filmes, então procurei saber o final dos livros e detestei.
Então depois de ler A Esperança, li Jogos Vorazes e Em Chamas para fazer a comparação do que acontecia no filme e buscando mais detalhes da história que eu tinha gostado tanto, me apaixonei ainda mais pelos livros e li várias vezes e comecei a ler fanfics também  e escrevi uma que está neste blog.
Bom vamos então a comparação:

Mesmo tendo gostado do filme Jogos Vorazes, o livro obviamente é bem melhor, já vou deixando claro que gostei do diretor Gary Ross, mas no livro é retratada a aproximação mais profunda que existe entre Katniss e Peeta, eu penso que, para quem vê a cena do pão no filme e não leu o livro, nunca vai entender o real significado daquele ato para Katniss e a relação futura dela com Peeta. E principalmente a cena na caverna, acho que teria que ter sido mais trabalhada no filme, já que não houve apenas um beijo e sim vários, e que um deles Katniss gostou muito e no filme ficou parecendo que foi exclusivamente pelo benefício dela ter os patrocinadores, o que também é real. Mas pode ser que futuramente nos próximos dois filmes eles retratem que ela gostou daquilo, mas com certeza será diferente do que dar ao espectador desde o início as duas vertentes daquele beijo. Talvez Francis Lawrence tivesse feito diferente, mas dou meu crédito ao Gary Ross por ter me feito gostar de ver Jogos Vorazes e assistir ao próximo filme.
Outra coisa que faltou no filme foi mostrar o lado "soltinho" do Peeta, o filme ficou com tom mais sombrio que eu também gosto, mas não mostrou a real personalidade dele, como quando ele disse para ela que sempre estaria disponível para ser beijado.
Eu sei que em filmes há coisas que não podem ser retratadas para um público infanto-juvenil, ou então teriam que mudar a classificação do filme e talvez a consequência seria perder dinheiro no cinema.
E óbvio que há mais coisas diferentes entre o filme e o livro, como as feridas de Katniss e Peeta, mas acho que essas seriam as mais importantes para a história.
Mas no mais o balanço é positivo no meu ponto de vista. E você o que achou do primeiro livro e do primeiro filme? Concorda com a minha opinião? Comente!

Beijos e até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Sugestões são bem-vindos! *_*